Enquanto os ônibus urbanos da concorrência já ganhavam espaço no mercado nacional, a Nielson (nome da Busscar na época) fabricava apenas o modelo rodoviário Diplomata, este já trazendo bons resultados de vendas para a empresa. Foi assim que, em 1987, surgiu a primeira carroceria urbana fabricada pela Nielson. O nome já dizia tudo - Urbanus. Em 1989, com a mudança da empresa para o nome atual, Busscar, a carroceria sofre algumas alterações, como nos para-choques, que passaram a conter grades, e nos faróis, lanternas e no pisca. Mesmo assim as alterações foram pequenas, e mesmo com a nova Busscar, peças da Nielson ainda estavam presentes no ônibus. Em 1994 o Urbanus passou por sua segunda reestilização, diferenciada da última por seus novos cantos arredondados e as novas grades frontais. Foi nesta época que o Urbanus ganhou sucesso nos consórcios de ônibus do Brasil. No ano da morte de Harold Nielson, em 1998, o modelo foi substituído pelo Urbanuss, e sua produção foi cancelada.
Veja a evolução desta bela carroceria:
Nielson Urbanus

Busscar Urbanus I

Busscar Urbanus II
Busscar Urbanuss
retirado do site WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário